Concebida para a Música
2007-05-30O Criador
"Durante o meu último projecto, as “Stradivari homage”, senti a necessidade de utilizar um condutor interno que não fosse mais um produto derivado da indústria de telecomunicações com soluções baseadas nas teorias da rádio frequência, mas uma solução com materiais cujas propriedades fossem projectadas para lidar com grandes amplitudes de banda e níveis de potência elevados.
Deste modo surgiu um novo condutor baseado em termos conceptuais e estruturais com a seguinte premissa:
A transferência de sinal do amplificador para as colunas e, em particular o sinal de nível muito baixo, depende mais da estrutura física do metal do que do valor absoluto da condutividade do cabo. "
Franco Serblin
A Solução
Intervir a nível metalúrgico para obter ordem e homogeneidade da estrutura cristalina do condutor, consequentemente fornecendo maior conformidade do sinal musical no percurso do sinal.
Combinando a prata (Ag) com o paládio (Pd) utilizando um novo processo de fusão trifásico como elemento básico da liga. A homogeneidade cristalina desta liga especial é a base da harmonia metalúrgica encontrada no nosso condutor, quase como se fosse um “afinador” de metal.
Está tudo no processo: Liga Well Tempered Argentum. Todo o processo de fabrico, desde a fundição ao ao desenho e, finalmente, o fabrico do produto são exclusivamente fabricados na Laboratorium.
O resultado deste desenvolvimento é o cabo para colunas Yter que garante a coerência metalúrgica no percurso do amplificador para as colunas.
O Produtor
Condutor único de uma liga Ag-Pd, um processo de fundição de três fases num equilíbrio electrostático bem definido, de forma gaussiana.
Extrusão a frio em banho de água.
Dieléctrico com polímero de alta densidade.
Fichas construídas com a mesma liga do condutor.
Todo este processo é efectuado pela Laboratorium: primeiro está a fundição da prata e do paládio num processo que compreende três fases e permite obter a nossa liga. Esta liga especial é de seguida sujeita a uma extrusão a frio em banho de água para formar um condutor electrostático equilibrado de forma gaussiana.
As fichas de ligação são também fabricadas com a mesma liga.
Finalmente, condutor e ficha são unidos através de uma soldadura mecânica que não recorre à utilização de qualquer tipo de solda.
Com o cabo assim obtido o sinal passa apenas e exclusivamente pela YTER.
O resultado é um cabo de referência que representa o complemento óptimo não só para as Stradivari Homage como para todas as outras boas colunas existentes.
Cablagem interna das Stradivari Homage, Amati anniversario, Guarneri memento.