Copland CTA 506 - Amplificador de potência
Amplificador de Potência a válvulas com KT120
Disponível para compra
Download toda gama Copland
Compra 100% Segura
Nem todos os Watts nascem da mesma forma – Copland CTA 506
Descrição
Como uma medida de prevenção a cargas excessivas nos seus andares de amplificação, o CTA 506 emprega circuitos eficientes de compensação. Estes circuitos compensadores são amplificadores em corrente, com muito baixa distorção, e não amplificam o sinal, apenas o fortalecem. Outra das suas vantagens é a faculdade de permitirem acoplamentos em DC de baixa impedância, entre os circuitos de entrada e de potência do CTA 506.
Após o enorme sucesso do CTA 405, surge-nos uma estreia, o amplificador de potência Copland CTA 506, utilizando um circuito de válvulas KT-120, uma versão melhorada das KT88. Para aqueles que gostam da doçura sonora das válvulas!
Após o enorme sucesso do CTA 405, surge-nos uma estreia, o amplificador de potência Copland CTA 506, utilizando um circuito de válvulas KT-120, uma versão melhorada das KT88. Para aqueles que gostam da doçura sonora das válvulas!
Os andares de potência do CTA 506 são baseados nas válvulas de potência KT120. Estas válvulas são uma nova variante das lendárias 6550/KT88. Durante mais de meio século, estas válvelas foram a base de muitos amplificadores de alta qualidade e, seguramente, continuarão a ser uma escolha dos melhores, entre os vários fabricantes de amplificadores a válvulas de grande potência.
No entanto, hoje em dia, as KT120 apresentam-se como as válvulas de potência mais poderosas em produção. Por exemplo, em comparação com as KT88, apresentam mais 30% de potência, o que é impressionante. Em modo "Push-Pull” e, com uma dissipação na placa da ordem dos 60W, cada par de válvulas KT120 pode fornecer à volta de 200W de potência áudio. Quando utilizadas em circuitos áudio de potências mais modestas, as KT120 apresentam valores incríveis de capacidade dinâmica, sem dificuldade.
Assim que são exigidas aos amplificadores potências acima dos 50W, os seus circuitos de entrada são confrontados com uma dramática necessidade de aumento de corrente, necessária à alimentação dos seus dispositivos de amplificação. Esta é a realidade, quer se trate de amplificadores baseados em transístores bipolares, FETS, ou em tecnologias a válvulas. Mais ainda, nem sequer é factor importante a utilização de um único dispositivo de alta potência ou, se o amplificador utiliza vários de baixa potência, numa configuração em paralelo.
Mesmo que os dispositivos de tipo semi-conductor, bem como as válvulas áudio, sejam, em teoria, dispositivos controlados em voltagem, necessitam de circuitos de entrada de impedância relativa baixa e com capacidade de corrente, muito em parte derivada do aumento das exigências dos circuitos, em parte pelo facto de que as válvulas áudio extraem corrente através dos seus terminais.
Os andares de saída em modo "Push-Pull” do CTA 506 consistem num par emparelhado de válvulas KT120, numa configuração fixa e ultra linear, combinando baixas distorções, bem ao jeito dos tríodos, com as potências das válvulas de tipo tétrodo. A fonte de alimentação específica para os andares de entrada do amplificador permite uma concentração massiva, de mais do que 3000 micro farads de reserva nos condensadores, para alimentação independente das válvulas de saída.
Numa tentativa em isolar as flutuações de alimentação de corrente nos andares de saída, o CTA 506 emprega regulações de tipo activo, através do emprego de duas válvulas de tipo 6550, uma delas dedicada aos andares de entrada, a outra como reguladora dos andares amplificadores.
Estas válvulas de grande porte são muito atraentes, visualmente; por isso, decidimos colocá-las bem à vista, situando-as logo atrás do painel frontal, ficando visíveis através de perfurações longitudinais. Criámos assim, um aspecto visual tão fascinante, quanto o seu desempenho sonoro.
Características
Válvulas:
KT120 (x4)
6550 (x2)
12BH7 (x4)
ECC81 (x2)
KT120 (x4)
6550 (x2)
12BH7 (x4)
ECC81 (x2)
Potência anunciada: 90W watts/canal, contínuos (20Hz a 20kHz)
Distorção Total Harmónica: menos de 1 %, a todos os níveis
Resposta em Frequência: 5 Hz a 100 kHz (- 3 dB)
Sensibilidade de Entrada: 1,5V, para a potência anunciada.
Impedância de entrada: 100K ohms
Realimentação negativa: 17 dB
Saídas: 16 ohms, 8 ohms, 4 ohms.
Relação Sinal/Ruído: (IHF-A) Mais do que 100 dB
Polaridade: Não inversor
Consumo: 600 W
Voltagens: 120V, 230V, 240V
Tolerância de voltage: +/- 12 %
Dimensões: 43cm x 19cm x 39cm
Peso: 26 kg