Wilson Audio Alexia V - Colunas de chão
Wilson Audio Alexia V
Descrição
A Wilson Audio é bem conhecida pelos seus persistentes avanços de R&D e por uma continuada procura pela "Excellence in All Things™.” Uma vez acabado o desenvolvimento nas Alexx V® e assim que as Alexia® Series 2 alcançaram o seu quinto aniversário, os engenheiros da Wilson Audio foram confrontados com a ideia de verem até onde poderiam levar o desenvolvimento do modelo Alexia. O que emergiu foi algo de absolutamente admirável. Para cima de trinta, foram as áreas de melhoramento identificadas e refinadas. Beneficiando das enormes evoluções atingidas com as Chronosonic XVX® e com as Alexx V, as Alexia V apoiam-se em verdadeiros ombros de gigantes.
O altifalante para agudos Wilson Convergent Synergy Carbon (CSC) Tweeter, apresentado em primeira mão nas Alexx V, encontra agora o seu lugar nas Alexia V. Este especial e complexo altifalante com câmara traseira em fibra de carbono foi inteiramente construído pela marca numa das muitas impressoras 3D a isso dedicadas, resultando daí uma unidade especial que nos faz perder numa ilusão de níveis de sonoridade sem comparação e expressões harmónicas excepcionais.
A integração do altifalante de agudos com os altifalantes de médios é absolutamente crítica a uma reprodução sonora de precisão. Originalmente, quando as Alexia Series 2 foram apresentadas, utilizavam as mesmas unidades de fibra de carbono e celulose, tal como no modelo WAMM Master Chronosonic®. Estes altifalantes de médios foram utilizados durante vários anos nas Alexia e, após extensas experimentações e refinamentos, o sistema Alnico (Aluminum-Nickel-Cobalt) QuadraMag™ foi triunfalmente incorporado no projecto e selecionado como os altifalantes de médios para as Alexia V. Tendo sido em primeiro lugar desenvolvidos para as Chronosonic XVX®, os altifalantes de médios QuadraMag proporcionam um som tonalmente rico e real.
Os bornes específicos da Wilson Audio criam um percurso para o sinal mais limpo nos seus pontos de contacto, permitindo a utilização, quer de bananas, quer de forquilhas. Mais ainda, estas novas ligações – anteriormente apenas presentes nos modelos Chronosonic XVX e Alexx V – foram optimizadas para uma acoplagem precisa. Os novos e específicos cabos para todas as ligações internas das Alexia V permitem uma sonoridade equilibrada e bonita.
Todos os
condensadores utilizados nos divisores de frequências das Alexia V são
específicos e foram elaborados e acabados pela marca, no departamento de
condensadores da Wilson Audio (Reliable Capacitors®). Estes condensadores muito
especiais são de calibre industrial e com apertadas tolerâncias. Os condensadores
AudioCapX-WA™, bem como a topologia especial dos divisores de frequências,
contribuíram para um novo padrão de resolução em colunas de som.
As modificações efectuadas nos divisores de frequências melhoraram ligeiramente a impedância para os 2.59 ohms a 84 Hz, desde os 2.54 ohms. A sensibilidade das Alexia V também foi melhorada em cerca de +1dB em relação ao modelo Alexia Series 2.
O V-Material está aplicado no topo das câmaras para os altifalantes de médios e de graves, resultando daí uma melhoria no controlo das vibrações. Através da utilização do X-Material ao longo dos três módulos e ao afinar-se metodicamente os travejamentos internos e as espessuras dos painéis, os engenheiros da Wilson Audio acabaram por valorizar o amortecimento interno para esta categoria de colunas. O departamento de pesquisa da Wilson descobriu que o S-Material é superior como uma opção para o acoplamento de altifalantes de médios e para uma apresentação sonora aberta e precisa.
Esculpidas para se imiscuírem num novo formato e num acréscimo de rigidez estrutural, as câmaras para os altifalantes de médios reforçam ainda mais as estruturas externas dos módulos, configurando como uma construção massiva entre o X-Material e o alumínio, dando assim origem a um delicado equilíbrio nas formas das Alexia V.
Nalgumas áreas a massa foi aumentada, noutras o material foi diminuído. A abertura que proporciona uma redução das pressões indesejadas entre os altifalantes de médios e de graves – presentes nos topos dos altifalantes de graves das colunas Sasha DAW® - estão agora presentes nas Alexia V. O módulo dos altifalantes de agudos tem agora um aspecto mais aerodinâmico e foi redesenhado de modo a incorporar confortavelmente o modelo de maiores dimensões Convergent Synergy Carbon™ tweeter.
Os engenheiros da Wilson Audio estão constantemente a avaliar e a refinar os mais variados componentes, numa busca incessante por ideias que possam servir a música. Eis mais alguns dos melhoramentos encontrados nas Alexia V:
• As Alexia V incluem um conjunto completo de Wilson Audio Acoustic Diode™, um novíssimo sistema de espigões lançado aquando do modelo Alexx V e que foi totalmente actualizado a partir do sistema de base. Por outro lado, apresentam uma nobre combinação de aços inoxidáveis e de V-Material. Este sistema de acoplagem foi desenvolvido pela divisão Wilson Audio Special Applications Engineering® (WASAE) e revela-se como um superlativo produto para contenção de vibrações, o qual proporciona ainda maiores nuances nas dinâmicas ao longo de todo o espectro de frequências. Estes Acoustic Diodes são propostos em duas opções de acabamentos - Natural Stainless Steel e Carbon Black.
• Agora, o sistema de montagem das resistências vem agregado numa fibra de carbono e apresenta um ângulo que lhe permite um visual mais agradável, bem como uma maior facilidade de manutenção.
• A cablagem tem uma apresentação externa esteticamente mais agradável.
• O novo bloco em "escada” para alinhamento dos módulos está mais estilizado e teve como preocupação uma maior visibilidade durante a sua instalação.
• O pórtico dos altifalantes de graves foi melhorado, de modo a aumentar o fluxo de saída.
• Foi aumentado o volume interno do módulo de médios em 6.4%, de modo a proporcionar uma maior abertura nesta gama de frequências. O módulo de graves sofreu um aumento de 8.9%, quando comparado com as Alexia Series 2, o que originou uma reprodução mais profunda nesta gama de frequências, bem como transitórios mais rápidos.
• Difusores internos redefinidos para uma reprodução nas gamas médias mais rápida.
• Agora, existe um nível de bolha integrado no topo do módulo de graves, tornando o nivelamento das colunas muito mais fácil e mais conveniente.
Características
Altifalantes
Caixas e Materiais