Quando chegou o momento de fazer um upgrade às Alexx®, Daryl Wilson procurou ser sensível ao percurso para onde a investigação e desenvolvimento, realizados com sucesso em termos sónicos, tinham levado a Wilson Audio® nos últimos 5 anos.
Com base nesta premissa, Daryl Wilson decidiu que o modelo anterior necessitava de um novo look. Para tal, em conjunto com a sua equipa de I&D, olhou para a Alexx como se toda ela fosse uma nova coluna de som. Mantiveram os elementos que funcionam claramente no projeto original e aplicaram as tecnologias inovadoras que foram geradas pela equipa de I&D desde o lançamento da sua primeira versão.
A Alexx V™ segue-se a lançamentos de grande relevância da marca: WAMM Master Chronosonic®, Chronosonic XVX®, Sasha DAW® e SabrinaX®. Logo, vem juntar-se a uma família de colunas de som inovadoras, que foram desenhadas e construídas à mão para amantes de música e audiófilos.
A coluna Alexx original, lançada no mercado em 2016, foi rapidamente aclamada pela crítica especializada da indústria. Incorporava inúmeros elementos desenvolvidos durante os 5 anos em que David Wilson e a sua equipa inabalável de I&D criaram a sua "magnum opus”, a WAMM Master Chronosonic. Cinco anos depois deste acontecimento monumental, a Alexx V, sobre o sucesso da Alexx original, oferece uma performance completamente reestruturada, sem aumentar de forma significativa o seu volume geral. Comparando o tamanho global das Alexx V com a versão original, a nova versão é apenas uma polegada mais profunda e uma polegada mais alta, mantendo a mesma largura.
Cada um dos componentes da Alexx V foi significativamente reavaliado e melhorado. O lançamento desta nova versão representa uma abordagem cumulativa ao design de colunas de som, algo que a Wilson Audio executa de forma inabalável desde a sua primeira monitora (a WATT®), que Dave construiu há quase cinco décadas. Incorporando as mais recentes tecnologias, uma engenharia eficiente e material científico, a Alexx V melhorou em relação à Alexx original dando, mais uma vez, um nível de resolução superior, em termos temporais e sónicos. Finalmente, a Alexx V incorpora a mais recente vertente de design da Wilson Audio, que começou com a WAMM Master Chronosonic. O design de pórtico aberto permite, não só, maior rigidez estrutural e flexibilidade de configuração do sistema, como também resulta num visual orgânico mais fluido e num som emocionalmente mais expressivo.
Características da ALEXX V:
· Design extraordinariamente adaptável, que inclui o pórtico reversível do woofer da XLF e módulos superiores independentemente ajustáveis: maior facilidade de instalação, num leque mais alargado de espaços de audição, que permite ao amante de música experimentar, verdadeiramente, o potencial deste sistema.
· Todos os materiais X estão interligados com os materiais V, posicionados em localizações estratégicas (no topo do woofer, nas transversais do pórtico e no novo spike Wilson Audio Acoustic Diode): o controlo de vibração e o isolamento dos módulos superiores vão de encontro ao que encontramos na Chronosonic XVX.
· Modificações na estética: inspiradas em elementos naturais do Utah, com linhas mais esbeltas, como as da XVX. E uma arquitetura "esquelética” exposta, que permite um modelo arejado e aberto, apenas encontrada nos modelos WAMM e XVX.
· A armação do compartimento do woofer foi redesenhado:o amortecimento do compartimento foi melhorado.
· Cada altifalante tem o alinhamento melhorado, mais "no eixo” com o ouvinte: o micro detalhe é mais resolvido e a precisão do alinhamento no tempo é mais exata em todas as posições de audição.
· Tamanho total das Alexx V: 2,54 cm mais profunda e 2,54 cm mais alta do que a Alexx Series 1 (ambas têm a mesma largura).
· O novo tweeter Convergent Synergy® Carbon (CSC), com câmara para a onda traseira em carbono: maior extensão da alta frequência, mais linear e com melhor detalhe harmónico.
· Novo midwoofer de 7” Alnico QuadraMag® desenvolvido para a XVX: riqueza na tonalidade e musicalmente requintado.
· Terminais Wilson Audio maiores: percurso do sinal mais limpo.
· O novo sistema Wilson Audio "Acoustic Diode Spike” ("AD Spikes”) é standard na Alexx V: melhor gestão da vibração, que aumenta a dinâmica e a estabilidade do sistema.
· Luz de iluminação transversal com a luz Sono 1 Coolfall: facilidade de instalação
· Novos condensadores AudioCap-WA® em todo o crossover, com enrolamentos executados na Wilson Audio seguindo tolerâncias extremamente apertadas: maior resolução a níveis baixos.
· O crossover foi otimizado e modificado para uma melhor medição da impedância: de 1.5 a 2.0 ohms.
· Menos componentes no percurso do sinal: adição de detalhe de nível baixo.
· Medição da sensibilidade melhorada: 1dB mais sensível que a versão original.
· ... e muito mais
Materiais
A Alexx V apresenta materiais únicos e exóticos que foram testados, desenvolvidos e refinados exclusivamente para a Wilson Audio ao longo de cerca de cinquenta anos. A utilização metódica de materiais mistos, na pesquisa pela mais alta performance, tem sido um aspecto fundamental de cada coluna Wilson.
Uma variedade de materiais cuidadosamente escolhidos tem sido implementada neste projeto refinado. A última versão do Material-X, extremamente monotónico e amortecido na sua resposta, encontra-se em todo o woofer, pórtico e módulos superiores. O Material-S é firmemente acoplado a cada médio e proporciona uma superfície neutra e natural a partir da qual a música pode ser emitida. Utilizado pela primeira vez na Chronosonic XVX, o nosso mais recente e notável vortex sonoro, o Material-V, está estrategicamente encaixado em locais de interface para um controlo superior das vibrações. O Material-V comporta-se como um amortecedor de vibrações e foi colocado na estrutura entre o módulo do woofer e o pórtico. O Material-V também pode ser encontrado no novo sistema de spikes de alta performance Wilson Audio Acoustic Diode™, cuidadosamente concebidos. Os Materiais X, S, e V, combinados com fibra de carbono, aço inoxidável austenítico e alumínio de nível aeroespacial, são esteticamente combinados e judiciosamente misturados para obtenção de áudio de vanguarda e arte industrial.
Adaptável
A Alexx V é um projeto extraordinariamente adaptável. Construída com elementos das suas "irmãs” maiores, tais como o pórtico reversível do woofer da XLF e os módulos de ajuste independente, permitem que este sistema seja elegantemente adaptado à sua sala de audição. Estas ferramentas integradas no ADN da Alexx V permitem uma maior facilidade de instalação numa maior variedade de espaços de audição, garantindo deste modo que o ouvinte experimente verdadeiramente a profundidade e as capacidades deste sistema.
O pórtico de arquitetura aberta lançado inicialmente com a WAMM Master Chronosonic, seguido da Chronosonic XVX, encontrou agora um "lar” na Alexx V. Não só beneficia a aparência geral da coluna, como também, num nível crítico, aumenta a rigidez geral de toda a secção do módulo superior e minimiza a pressão retida atrás dos módulos, resultando numa maior fidelidade. O acesso mais fácil aos módulos superiores faz com que os ajustes sejam mais rápidos. À semelhança da nossa solução inovadora de iluminação (Sono 1TM da Coolfall®) apresentada na Chronosonic XVX, a Alexx V tem uma barra transversal de iluminação na parte de trás do pórtico, que ajuda na configuração do módulo de altifalantes e na sintonia fina do alinhamento temporal.
Altifalantes
Mantendo o design de geometria MTM (Midrange – Tweeter – Midrange) da Alexx original, a equipa de engenheiros da Wilson Audio passou bastante tempo a desenvolver, de forma avançada, os componentes chave das características sonoras desta coluna. Cada ângulo, em cada posição do módulo, foi aperfeiçoado. A precisão do alinhamento temporal da Alexx V está mais próxima da XVX, dando ao sistema a capacidade de recriar micro detalhes, o que seria expectável num sistema maior.
Por detrás dos altifalantes de gama média, os difusores internos de ondas foram diretamente maquinados no material para aumentar o poder de resolução destes altifalantes, aumentando drasticamente a velocidade do sistema. O que cria uma reprodução mais realista da tonalidade, expressão e precisão da gama média nestes altifalantes de médios notáveis.
Relativamente ao tweeter, a equipa de I&D considerou, mais uma vez, todas as opções disponíveis. Fundamentalmente, a integração do tweeter e da gama média é um elemento absolutamente crítico para a precisão da reprodução do som. Foram passadas horas intermináveis a examinar áreas de melhoria potencial. Após uma cuidadosa e metódica análise, a equipa de I&D decidiu construir um tweeter totalmente novo. Assim, a Alexx V apresenta um novo tweeter Convergent Synergy® Carbon (CSC), baseado numa versão modificada do anterior motor Convergent Synergy, englobando uma câmara de absorção das ondas traseiras re-imaginada, intrincada e inovadora. Este design de fibra de carbono é fabricado pela marca, com a utilização de diversas impressoras 3D. Os resultados sónicos do ciclo de desenvolvimento deste tweeter têm sido nada menos que dramáticos. O CSC oferece uma extensão das altas frequências muito superior e mais linear, ao mesmo tempo que garante um detalhe harmónico superior e a recuperação de um ambiente sem precedentes.
A Wilson Audio originalmente desenvolveu os woofers de 10.5” e 12.5” em conjunto com o da WAMM Master Chronosonic. Estes woofers de última geração incorporam as pesquisas mais inovadores da marca quanto à precisão e relevância musical na reprodução das baixas frequências. Otimizando cuidadosamente a "caixa” da Alexx V, o volume interno registou um aumento dramático de 16%, em relação à Alexx original. Como resultado final, a Alexx V apresenta quase o mesmo volume interno do woofer da Chronosonic XVX, o que, por sua vez, resulta numa maior extensão, mais rápida resposta aos transitórios e um aumento global na resolução dos graves
The Wilson Audio Acoustic Diode™ (logo)
O processo
A equipa WASAE (Wilson Audio Special Applications Engineering®), sempre abordou o desafio da atenuação das vibrações de uma perspetiva científica. Quando a ciência que rodeia os elementos é finalmente compreendida, a arte do projeto pode começar.
O Pedestal® é uma ferramenta muito efetiva utilizada debaixo dos equipamentos de som. Com este projecto o objetivo foi isolar o chassis do equipamento de vibrações que entram no aparelho, provenientes da superfície onde este é instalado.
A Wilson Audio tem utilizado com sucesso há mais de uma década testes de alta precisão com vibrómetros laser. Antes destes, já existia uma variedade de sistemas de análise, pelo que foram sendo recolhidos muitos dados valiosos por estes sistemas durante dezenas de ciclos de desenvolvimento de produtos, incluindo o I&D do Pedestal, que deram à WASAE melhores formas de conhecer as complexidades da gestão da vibração das colunas de som. Ao colocar em ação esta base de dados de medições, em conjunto com o conhecimento líder nesta indústria, a equipa traçou o objetivo de melhorar um elemento das colunas de som, que para esta marca, já era muito bom.
A mecânica
As colunas interagem com o seu ambiente de duas formas primárias. Primeiro, com a pressão originada pelo diafragma do altifalante e, em segundo, as pelas vibrações direcionadas para o chão que provêm da caixa e passam pelos pés da coluna ou spikes. O primeiro é o que os audiófilos e amantes de música desejam experimentar, de forma emocionalmente poderosa, elegante e íntima, quando o seu sistema está ligado. O segundo é a área de exploração, o foco principal, deste sistema "Acoustic Diode” que é fantasticamente funcional.
Um sistema de spikes melhorado teria que minimizar as vibrações que vão da caixa para o chão, enquanto simultaneamente diminuí vibrações, não desejadas, transmitidas para dentro da caixa. Muitas empresas, simplesmente desenvolveram spikes para isolar a coluna do chão. Estes métodos, utilizando diversos materiais, podem fazer com que a coluna se mexa paralelamente aos drivers. Infelizmente, estes micro movimentos podem apresentar-se como "manchas”, colorações e outras formas de distorção sonora, durante a audição. Estes artefactos podem adicionar um efeito à música que inicialmente até pode ser interessante e possivelmente excitante. Contudo, a realidade é que a fidelidade da faixa sonora foi alterada.
Para remediar isto, é necessário um acoplamento direto ao chão, e ao mesmo tempo, não permitir um caminho fácil para as vibrações serem injetadas no chão.
A ciência
Com base na investigação e desenvolvimento do Pedestal, a WASAE anuncia com entusiasmo o Wilson Audio Acoustic Diode™ (AD Spike). No coração do Acoustic Diode, está o novo e exclusivo Material-V. Esta camada especial de amortecimento é única na absorção da vibração e controlo de ressonâncias.
A energia da caixa migra para o Material-V, onde enfrenta as propriedades efetivas de amortecimento deste material eficiente. A massa da coluna de som concentrada nas pequenas extremidades dos spikes resulta num nível significativo de PSI, que impede as vibrações prejudiciais de viajarem para cima, na direção da base da coluna. Essas vibrações, que efetivamente sobem pelos spikes são absorvidas pela massa do Acoustic Diode e têm de percorrer o Material-V para terem a oportunidade de influenciar a caixa. Ao manter o spike e a roas separados, o percurso direto para que as vibrações subam e interajam fica bloqueado, sendo dissipadas e absorvidas quer pelo Material-V, quer na caixa da base.
Este design único, combinado com os materiais avançados para amortecimento de vibrações, oferece o melhor dos dois mundos: uma base sólida onde os altifalantes podem reproduzir, bem como impedir a transmissão de energia do chão para a coluna.
Separação na Montagem
O Material-V maquinado é inserido no invólucro robusto do díodo austenítico de aço inoxidável. Uma barra de aço inoxidável é então enfiado no exclusivo Material-V, nunca tocando no componente de díodo. Na parte inferior do díodo, um spike é enroscado na caixa de díodo, mas não se junta ao encaixe do Material-V. Uma vez instalados os Díodos Acústicos na coluna, apenas a secção do Material-V do díodo entra em contacto com a parte inferior da coluna.