Magico M9 - Colunas de Chão
As Magico M9 são o expoente máximo do nosso assalto aos limites do que é possível em colunas dinâmicas
Descrição
As Magico M9 são o expoente máximo do nosso assalto aos limites do que é possível em colunas dinâmicas e estabelecem novos patamares de musicalidade, transparência e fidelidade. Estas colunas de colocação no chão, de quatro vias e seis altifalantes, apresentam a primeira caixa a nível mundial que combina camadas internas e externas em fibra de carbono com um revolucionário núcleo do tipo ninho de abelha em alumínio. As M9 incluem um divisor de frequências analógico externo activo e de qualidade referencial, designado por MXO, desenvolvido pela própria Magico, para trabalhar as gamas de frequência graves e médias graves. Mais ainda, as M9 beneficiam das nossas mais recentes gerações de cones Nano-Tec com núcleos do tipo ninho de abelha em alumínio, resultando daí uma total revelação e um tipo de colunas capazes de mostrarem crescendos intensos, sem constrangimentos de potência admissível e, portanto, capazes de reproduzirem as mais delicadas passagens musicais com transparência e micro dinâmicas espantosas.
O controlo de vibrações sem acumulação de energia ainda é um dos maiores desafios no desenvolvimento de caixas acústicas. O nosso propósito é o de conseguirmos caixas acústicas de referência, objectivo esse que nos tem levado a investigar os mais recentes materiais para o efeito, a sua modelação computorizada e a sua meticulosa montagem. As M9 representam uma nova lança nesse objective: as primeiras colunas a nível mundial com caixas acústicas a integrarem superfícies internas e externas em fibra de carbono sobrepostas em núcleos do tipo ninho de abelha em alumínio. Esta tecnologia reduz o peso global, mas dobra a rigidez estrutural.
Estas caixas também incorporam as nossas mais recentes técnicas de amortecimento por compósitos de tipo aero espacial, acrescidas das características mais familiares da Magico nos domínios da construção, incluindo-se nisso os painéis frontais em alumínio do tipo aero espacial 6061 T6 e os veios de tensão transversais.
Através de modelação por métodos de Finite Element Analysis, calibrámos as formas orgânicas das caixas acústicas de modo a suprimirmos as ressonâncias indesejadas e a reduzirmos as difracções a quase zero, tendo isso sido conseguido por uma cuidadosa maquinação dos painéis frontais em alumínio. As ondas sonoras oriundas dos altifalantes propagam-se sem obstruções, resultando daí um campo sonoro que replica a gravação. As M9 têm uma presença majestosa. No entanto, sonicamente, desaparecem por completo.
Os altifalantes Nano-Tec da Magico exercem um controlo absoluto sobre os movimentos das bobines, através de circuitos magnéticos de tremenda força suspensos sobre as bobines. Sendo extraordináriamente grandes, estes magnetos em neodímio apresentam valores em cerca de 16 vezes a energia magnética por unidade de volume dos sistemas em ferrite. Como medida extra contra as assimetrias, estes altifalantes apresentam magnetos que permitem pressões sonoras da ordem dos 120 dB a 1 metro, sem distorções.
O novo altifalante para médios de 6 polegadas (1 unidade) apresenta bobines com 3 polegadas para ajudar a manter uma saída linear até aos 120 dB de pressão sonora a 1 metro, o que resulta num valor de distorção não mensurável ao longo da sua gama de frequências.
Os novos altifalantes para graves de 11 polegadas (2 unidades) apresentam bobines com 4 polegadas e magnetos do tipo N48H em neodímio com um tamanho pouco usual: 120 mm de diâmetro e 8 mm de altura, acrescidos dum segundo magneto superior para um controlo absoluto dos movimentos das bobines.
Os novos altifalantes para graves de 15 polegadas (2 unidades) apresentam bobines de 5 polegadas com enormes capacidades de excursão linear e uma tremenda sensibilidade.
Os altifalantes das M9 representam o que de melhor existe e são os mais avançados de sempre a serem propostos pela Magico.
O novo divisor de frequências analógico da Magico (MXO) foi desenvolvido pela própria marca e controla, quer os altifalantes de 15 polegadas para graves, quer os altifalantes de 11 polegadas para médios/graves.
A frequências tão graves, um divisor de frequências passivo necessitaria de inductores de tamanho enorme e de condensadores que, pela sua parte, levariam a perdas substanciais. O meticuloso desenho deste MXO apresenta uma topologia totalmente balanceada e discreta com filtros do tipo Linkwitz-Riley, de modo a proporcionarem passos de 24 dB por oitava à frequência de 120 Hz. Atenuadores de precisão proporcionam um controlo em passos de 0.5 dB/passo em cada saída, para o que se servem de técnicas proprietárias que asseguram a pureza do sinal. Outros tipos de filtros podem ser incluídos nesta arquitectura aberta. A fonte de alimentação externa regenera a corrente em AC e aplica uma regulação negativa a todas as partes do circuito.
Cada par de colunas M9 necessita de dois amplificadores stereo, ou de quatro monoblocos. Os altifalantes para agudos, para médios e para médios/graves são controlados pelo divisor de frequências passivo de três vias com filtros do tipo 24 dB-por-oitava Linkwitz-Riley. O divisor de frequências da Magico é do tipo "elliptical symmetry” e preserva ao máximo a resposta em frequência com um mínimo de distorções por intermodulação.
Características
Altifalantes:
1.1” (2.8cm) Diamond Coated Beryllium Dome Tweeter (x1)
6-inch Gen 8 Magico Nano-Tec cone with Aluminum honeycomb core (x1)
11-inch Gen 8 Magico Nano-Tec cones with Aluminum honeycomb core (x2)
15-inch Gen 8 Magico Nano-Tec cones with Aluminum honeycomb core (x2)
Sensibilidade: 94 dB
Impedância: 4 ohms
Resposta em frequência: 18 Hz – 50 kHz
Potência admissível: 20 W (min) a 2000 W (max)
Dimensões:
Colunas: 203 x 102 x 51 cm
MXO Crossover: 20 x 46 x 51 cm
MXO Fonte de alimentação do Crossover: 20 x 46 x 51 cm