Robert Koda Takumi K-15EX - Pré amplificador
O pré amplificador de topo e baseia-se nas tecnologias presentes no aclamado modelo K-10. Muito mais sofisticado, refinado e revelador, o Takumi K-15 é, seguramente, a expressão máxima em pré amplificadores!
Robert Koda Takumi K-15
Redefine o estado da arte e apresenta a música com frescura e numa forma indulgente e satisfatória.
Especialmente desenvolvido para acompanhar uma vasta gama de fontes sonoras e de amplificadores de potência, o seu objetivo é o de extrair o máximo de desempenho de cada componente, de modo a que o sistema como um todo revele um prazer musical sem igual.
Descrição
O circuito ITC
Uma invenção de Robert Koda e um método único de implementação de semicondutores, designada por ITC, foi pela primeira vez utilizada no muito aclamado modelo K-10. Agora, o método ITC foi elevado para o patamar seguinte com o modelo K-15, atingindo-se melhoramentos e refinamentos dramáticos, quer em desenho, quer na execução, bem como nos resultados mensuráveis. O circuito ITC proporciona uma excelente interface entre as fontes e os amplificadores de potência, garante massivos ganhos de potência e admiráveis níveis de reduzida distorção. Ao mesmo tempo, conserva-se extremamente imune perante as influências negativas das fontes de alimentação.
Este circuito é elegante, simples, imperturbável e totalmente eficiente ao longo de um largo espectro dinâmico – bem para lá de uns 140 dB -, pelo que é ideal para funcionar num pré amplificador e muito especialmente, num produto Robert Koda.
Um controlo de volume orientado para o desempenho
Crítico para o papel central da sonoridade do K-15 é o seu sistema de controlo de volume, o qual é de uma extravagância e de uma profundidade de qualidade inesperadas.
Nele, utiliza-se um comutador massivo e especificamente desenvolvido de oito canais, de modo a constituir-se como a base para um controlo de volume balanceado. Mais ainda, utiliza 256 resistências da mais elevada qualidade e de grau supremo para aplicações em áudio, fabricadas especificamente para esse propósito e numa configuração de tipo L-Pad.
Em si mesmo, este comutador mantém uma perfeita pressão nos contatos, sendo estes de generosas dimensões e em prata sólida.
Todos os aspectos da sua construção são da mais elevada ordem, pelo que o resultado final torna-se mais do que evidente durante a experiência de audição.
Uma seleção de entradas puramente mecânica
De maneira a ser eliminado o uso de placas de circuito impresso, relés e outros tipos de comutadores, optou-se pela escolha de uma via mais dispendiosa, quer em custos financeiros, quer de tempo, a da construção à mão em que se utilizam componentes mecânicos para todas as entradas. Naturalmente, para que as melhorias fossem efetivas, quer os materiais, quer o nível de construção teriam que ser cuidadosamente considerados e implementados.
Os delicados sinais são transportados em cablagens de prata com 99.99% de pureza e soldas de cobre também com 99.99% de pureza e sem chumbo.
O seletor de funções foi especificamente fabricado para a difícil tarefa de gerir tais micro correntes de sinal, sem o corromper, enquanto que as fichas RCA foram obtidas a partir de cobre de elevada pureza e banhado a Rhodium, o que lhe assegura a melhor transmissão do sinal.
Um cofre em Permalloy contra o magnetismo.
A fonte de alimentação está retida no próprio chassis principal do K-15, o que evita a necessidade de serem utilizados vários conjuntos de cabos. Em vez disso, utiliza-se uma solução ideal – uma blindagem completa em Permalloy contra os efeitos magnéticos.
Saídas balanceadas, ou não balanceadas – o mesmo nível de desempenho.
Os circuitos ITC permitem que o K-15 promova a opção pela utilização de saídas balanceadas e não balanceadas sem quaisquer compromissos. Todos os seus atributos técnicos e sonoros são idênticos, o que permite a melhor escolha possível em relação ao amplificador de potência a ele associado.
De modo a extrair o mais elevado desempenho das fontes sonoras, o K-15 apresenta ligações balanceadas e não balanceadas do tipo não reativo, muito estáveis.
Cada uma destas entradas confere ao sinal um tratamento nativo, sem quaisquer conversões, antes de ser aplicado ao bloco de amplificação principal do K-15.
Características
Saídas
SE x 2 pares - Balancedo x 2 pares
Entradas
SE x 5 pares - Balanceado x 5 pares
Ganho
+ 8 dB
Impedância de saída
60 ohm single ended, 2 x 30 ohm balanceado
Impedância de entrada
50K ohm single ended, 2 x 50K ohm balanceado
Ruido
114 dB A - 1V
Resposta em frequência
20 Hz - 20K Hz +/- 0.03dB
Distorção
0.00003 % @ 1Khz a 2.5V - 100K ohm.
Consumo
Off – 0W, On – 30W
Peso
29 Kg
Medidas
L369 x P385 x A158