Voltar à listagem
Wilson Audio The Watt/Puppy
Audio Research Reference 330M e Wilson Audio WATT/Puppy
2024-10-18A grande novidade da Audio Research para este ano de 2024 são os amplificadores de potência Audio Research Reference 330M, apresentados no show de Munique deste ano. Os Reference 330M são únicos e combinam novas ideias, novos designs e novas peças com os melhores conceitos de outros amplificadores da Reference Series da Audio Research.
Os Reference 330M incorporam um design mais ambicioso do que a versão anterior (os 320M), com uma nova topologia, novos transformadores, nova disposição e regulação das válvulas e outros pormenores importantes. Debitam 300 watts por canal. São o culminar de tudo o que a marca aprendeu em mais de 50 anos, numa afirmação de que a música é soberana, sempre pronta para nos arrebatar: com as novas tecnologias e circuitos e com a melhor arquitetura de válvulas, o 330M eleva a reprodução de música ao mais alto nível com um percurso do sinal totalmente a válvulas. Desde a entrada ECC83 até à saída KT170, com ajuste parcial da válvula na fonte de alimentação, o 330M prova que é possível desfrutar da alta potência juntamente com uma delicadeza e pureza normalmente associadas a amplificadores de baixa potência.
Cada unidade é construída à mão, desde a solda manual de cada componente em cada placa, à gravação a laser e instalação dos mecanismos de motor em cada GhostMeter®, até à audição de cada produto num sistema de referência como verificação final da qualidade. Este é o legado criado pelo nosso fundador, William Zane Johnson.
O Reference 330M é o melhor amplificador alguma vez criado pela Audio Research. As palavras não conseguem expressar a profunda experiência musical que transmite, o 330M tem de ser experimentado para compreender o seu desempenho sem paralelo. Abandone os seus preconceitos sobre o que é possível e venha ouvi-los!
Wilson Audio The Watt/Puppy
O lançamento das The Watt/Puppy versão de 2024 destina-se a celebrar o 50º aniversario da Wilson Audio, fundada por David Wilson em 1974.
"Quando os fundamentos de uma concepção estão extremamente corretos, é possível obter melhorias prestando atenção aos pequenos detalhes. A partir desse momento, uma acumulação de pequenas melhorias traduz-se em benefícios globais significativos”. Foi assim que o prestigiado crítico especializado Martin Colloms avaliou, em 2007, a última versão System 8 daquele que é, sem dúvida, um dos sistemas de colunas topo de gama mais emblemáticos da história do áudio high end: as monitoras compactas WATT e os seus subwoofers dedicados Wilson Audio.
Agora, coincidindo com a celebração do 50º aniversário da fundação da marca sediada no Utah, as The WATT/Puppy, inspiradas no legado único de um produto que foi comercializado de 1986 a 2011, são apresentadas no show de Munique de 2024. Nas palavras dos seus criadores, "simplesmente as The WATT/Puppy que David Wilson teria criado se a empresa que ele fundou tivesse à sua disposição os recursos que existem hoje em dia”.
A história destas colunas remonta a 1985, ano em que Dave construiu a sua primeira monitora compacta, a The WATT (Wilson Audio Tiny Tot), uma coluna que rapidamente se tornou reconhecida pela extraordinária precisão tímbrica e espacial da sua prestação sonora. Um produto que, em combinação com o subwoofer específico desenvolvido mais tarde, o Puppy, resultou num dos sistemas de colunas topo de gama preferidos dos amantes da música, audiófilos e engenheiros de gravação de todo o mundo, ao ponto de se tornar o produto mais vendido da sua classe e preço na história do áudio high-end.
Treze anos após o jubileu do sistema Watt/Puppy 8, a novíssima reinterpretação do conceito WATT/Puppy, as The WATT/Puppy, também consistem em duas caixas, ambas bass-reflex, mas feitas com as versões mais refinadas dos materiais exclusivos X, S e V, respetivamente, nos reforços internos/caixas externas, no acoplamento do altifalante de gama média ao painel frontal da monitora WATT e na área superior do subwoofer Puppy. Cada um destes compostos únicos foi meticulosamente escolhido pelas suas caraterísticas de desempenho específicas, quer se trate de controlo de vibrações ou de estrutura tonal, de modo a maximizar a musicalidade a partir de um formato relativamente compacto.
A mesma filosofia é aplicada aos drivers, com as The WATT/Puppy a incorporar tudo, desde o sofisticado tweeter de cúpula em tecido de 25 mm com uma câmara traseira selada em fibra de carbono Convergent Synergy Carbon (CSC) até ao esplêndido altifalante de médios de 178 mm com motor magnético QuadraMag e magnético AlNiCo (Alumínio-Níquel-Cobalto), sem esquecer dois woofers de cone compósito de celulose de 203 mm idênticos aos encontrados no modelo Sasha V. A gestão desta combinação de altifalantes fica a cargo de um filtro divisor de frequências com uma topologia ultra-secreta, com condensadores multi-secção AudioCapX-WA fabricados à mão pela divisão RelCaps da Wilson Audio nas suas próprias instalações e com maquinaria personalizada de última geração, a fim de alcançar o Santo Graal em termos de coerência e qualidade sonora.
As The WATT/Puppy, assentam nos exclusivos cones metálicos ajustáveis Acoustic Diode, completados por espigões metálicos na parte de trás da base da monitora WATT para obter o alinhamento mais preciso possível no domínio do tempo, além de um nivelador de bolhas na parte superior do subwoofer Puppy para otimizar o nivelamento durante a instalação.
As suas capacidades de alta resolução, a integridade tonal e harmónica precisa e a recriação insuperável do palco sonoro fazem deste o sistema ideal para os amantes de música mais exigentes. Convidámo-lo a ouvir!